Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ANIMAIS PEDEM SOCORRO



Escola Municipal Profª Kazuko Inoue
Turma: 2º ano do 2º ciclo C
Tema: Animais pedem socorro
Duração: 5 aulas de aproximadamente 50 minutos cada uma
Professora:Silmara Rocha da Silva

JUSTIFICATIVA:
Vivemos num país rico em fontes naturais, diversidade na fauna e flora, com clima propício para agricultura, porém um país que ainda não aprendeu a cuidar desses bens que um dia podem se esgotar. A maior preocupação do homem muitas vezes é ter e não ser, os valores estão ficando para segundo plano.
Foi pensando nas questões ambientais, principalmente no respeito à vida animal que surgiu o projeto: Animais pedem socorro.
Esse projeto teve início no dia 04 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, Padroeiro dos Animais. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história de São Francisco, o porquê ele é considerado protetor dos animais, de ler diferentes textos tanto impressos como no laboratório de informática, sobre a importância dos animais para a vida do homem no planeta, conheceram a Declaração Universal dos Direitos dos Animais  – UNESCO, fizeram pesquisas e observaram imagens dos animais que fazem parte da lista de animais ameaçados de extinção.

OBJETIVOS:
• Compartilhar conhecimentos e opiniões sobre os animais;
• Respeitar e valorizar os animais da nossa fauna;
• Realizar pesquisas sobre animais em extinção;
• Sistematizar as informações coletadas nas pesquisas em forma de relatório e representação criativa.

DESENVOLVIMENTO:
1ª atividade realizada: aproximadamente de 50 minutos.
Através de questionamentos levar os alunos a identificarem o que é comemorado no dia 04 de outubro (Dia de São Francisco de Assis – Padroeiro dos animais). Repassar informações importantes sobre o porquê ele representa os animais, ou seja, quais atitudes ele teve em vida que o tornaram conhecido como protetor dos animais e da ecologia.
Apresentação do Santo em forma de boneco de pano.
Discussão sobre a importância dos animais na nossa vida, cuidados necessários, consequências da falta de respeito à vida animal – extinção.
Levantamento de atitudes para preservação de espécies animais em extinção.

Leitura do texto: Animais em extinção – fonte:  http://www.dicasfree.com/tudo-sobre-animais-em-extincao/

Representação em forma de desenho sobre as discussões realizadas.

2ª atividade realizada: aproximadamente 50 minutos
Concurso do desenho mais criativo referente à aula anterior.
Leitura e discussão do texto: Declaração Universal dos Direitos dos Animais – Unesco.
Ilustração de cada direito.

3ª atividade realizada: aproximadamente 50 minutos
Pesquisa no laboratório de Informática, em duplas, de três animais ameaçados de extinção. Anotar as seguintes informações:
Nome:
Tamanho:
Cobertura do corpo:
Ambiente em que vive:
Alimentação:
Como nascem os filhotes:
Por que está ameaçado de extinção:
Curiosidade sobre o animal:
Pesquisa será realizada no caderno de projetos.

3ª atividade realizada: aproximadamente de 50 minutos.
APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
Cada aluno escolherá um dos animais pesquisados deverá ler e/ou explicar com suas palavras o que descobriu sobre o animal, a fim de que na interação das informações, ampliem seus conhecimentos sobre os mesmos.

4ª Atividade: aproximadamente de 90 minutos.
No Laboratório de Informática os alunos poderão observar cartazes de campanhas realizadas por órgãos competentes como IBAMA, SOS Mata Atlântica, para proteção dos animais.
Em seguida, em sala, os alunos criarão também um cartaz advertindo sobre os cuidados necessários para a preservação das espécies animais no nosso planeta.

5ª atividade realizada: aproximadamente de 60 minutos.
Fechamento do trabalho realizado:
*Escolha através de voto do cartaz mais criativo para campanha de preservação dos animais;
*Texto coletivo sobre os temas abordados.
Recursos tecnológicos:http://1.bp.blogspot.com/_5tTJcA0hupQ/TMMwwZcGXwI/AAAAAAAAAJU/UgWkrVAEDtI/s200/P1010426.JPG
• Computador;
• Internet;
• Câmera digital;
• Celular

Cronograma:


SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
Elaboração do Projeto

x


1ª atividade


X

2ª atividade


X

3ª atividade


X

4 ªatividade



X
5ªatividade



X
Avaliação


X
X

.
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todo o processo. Verificando se os alunos entenderam como executar cada atividade. Realização das pesquisas e as atividades de criação propostas, cumprindo as instruções dadas.

REFERÊNCIAS
Endereço virtual Ibama: www.ibama.gov.br
Endereço virtual Ministério do Meio Ambiente: www.mma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário